A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, manifestar nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de PALMAS DE MONTE ALTO, pelo transcurso de seu 177º aniversário de emancipação política que ocorrerá em 19 de maio do corrente ano.
Segundo registros históricos o município de Palmas de Monte Alto foi fundado a partir das terras do Alferes Francisco Pereira Barros, conhecido como Pereirinha. Como era de costume à época, ao adquirir novas terras o seu proprietário erguia uma capela em louvor aos santos. Naquelas terras foi erguida uma ermida em louvor a Nossa Senhora, dando origem à Vila de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens de Monte Alto.
Com a morte de Pereirinha, em 1854, houve muitas querelas judiciais em relação a herança, pois supostamente usurpadores teriam vendido muitas partes ilegalmente e com isso se formou uma aglomeração de casas, originado assim uma vila que foi elevada à categoria de freguesia, pela lei provincial nº 124, de 19 de maio de 1840, que também elevou o povoado à categoria de Vila, criando o município com o nome de Monte Alto e seu território desmembrado do município de Macaúbas.
Em 23 de julho de 1918 a então Vila de Monte Alto foi elevada à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 1.253. Já em 1880, Monte Alto perdeu o distrito de Beija-Flor, topônimo do atual município de Guanambi. Uma curiosidade é que em 1931 o município de Palmas de Monte Alto perdeu o status e foi incorporado a Guanambi, restaurando sua autonomia em 1933.
Sua economia está fincada na agricultura de média e grande produção, com grande diversificação das culturas plantadas, destacando-se as culturas de algodão, feijão e milho, complementada pelo comércio de bens e serviços e pela pequena indústria.
Palmas de Monte Alto é um município que muito orgulhamos em representar nesta Casa.
Neste ano, muito mais contente pelo retorno desse incansável lutador e competente gestor, Manoel Rubens. Comprometido com o bem comum e com o desenvolvimento econômico local, desde o dia em que foi eleito, se dedica em buscar novas obras e à conclusão das antigas.
Estivemos reunidos com o prefeito e o secretário Marcus Cavalcanti, quando solicitamos obras de pavimentação asfáltica nos trechos que liga a Br 030 às localidades de Pinga Fogo e Rancho das Mães.
Ainda naquela secretaria, estivemos na Supec, quando verificamos o andamento das solicitações para instalação de energia elétrica em diversas comunidades do município.
Dessa forma, registramos mais um aniversário desse importante município baiano ao qual continuaremos comprometidos em retribuir com trabalho todo o apoio e confiança depositados em nós, lutando para levar novas obras e serviços para os montealtenses, povo hospitaleiro e trabalhador.
Dê-se ciência desta Moção ao prefeito Manoel Rubens, ao presidente da Câmara Municipal, Paulo Cleres Nogueira, e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 17 de maio de 2017
Deputada Ivana Bastos