A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de IBIASSUCÊ (BA) pelos 55 anos de sua emancipação política, ocorrida em 18 de julho de 1962, pelo Decreto Estadual nº 1.724, assinado pelo então governador da Bahia, Juracy Magalhães.
Localizado na mesorregião da Serra Geral, Ibiassucê tem sua fundação no século XIX, a partir do estabelecimento da Fazenda Lagoa do Cisco, propriedade de Anselmo Cruz Prates, Sebastião Figueiredo Cardo e das famílias Lima, proprietária da Casa Grande e Gonçalves de Aguiar. Do entorno da capela e da fazenda formou-se o povoado São Sebastião do Cisco, situada à margem do Rio das Antas ou Jacaré e da Lagoa do Tamboril em fins do século XIX.
Ibiassucê inicialmente pertencia ao município de Caetité, passando a ser anexado ao município de Caculé, quando este se emancipou politicamente. A denominação do vilarejo foi alterada para São Sebastião em 1920, para São Sebastião do Caetité em 1933 e voltando a São Sebastião em 1938, para finalmente ser nomeado Ibiassucê, topônimo definido pelo Decreto Estadual nº 141, de 1943. Dezenove anos depois, Ibiassucê foi emancipado, em 18 de julho de 1962, pelo Decreto nº 1.724, do então governador da Bahia coronel Juracy Magalhães, desmembrando-se do município de Caculé.
Ibiassucê, município de terras férteis, de povo trabalhador e hospitaleiro. A sede do município é aprazível para se viver e produzir, com praças floridas e bem cuidadas, além da Lagoa do Tanque Grande que empresta beleza e bucolismo ao local.
Economicamente o município se baseia na agricultura familiar e no comércio de bens e serviços, sendo essas variáveis as principais fontes do desenvolvimento econômico-social local.
O nosso mandato parlamentar sempre atento as demandas desse importante município se coloca à disposição para incorporar quaisquer pleitos que sirvam para melhorar a qualidade de vida do ibiassucenses.
Dê-se ciência desta moção à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 17 de julho de 2017
Deputada Ivana Bastos