A deputada que esta subscreve vem, após deliberação da Mesa Diretora desta Casa Legislativa, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de GUANAMBI pela passagem da data de sua emancipação política, quando pela Lei Estadual n.º 1.364, de 14.08.1919, foi desmembrado de Monte Alto, sendo elevado à condição de município. São 98 anos de rica história e desenvolvimento.
A história da fundação do município de Guanambi se inicia no século XIX, quando nas proximidades do Riacho Belém se instalou um pouso para os tropeiros que faziam o trajeto com cargas e animais entre a região do Rio São Francisco e a vila de Caetité, desenvolvendo-se depois um comércio local e uma feira que deu grande impulso à formação do arraial. Segundo relatos, a primeira casa teria sido de uma mulher de nome Belarmina, ou Bela, cuja casa de taipa ficava nas proximidades do riacho, na margem direita do Rio Carnaíba de Dentro.
Em meados de 1880, foi criado o Distrito de Paz de Bela Flor pertencente ao município de Palmas de Monte Alto (Lei provincial nº. 1797 de 23 de junho de 1880). Embora oficialmente tivesse a denominação de Bela-Flor, por muito tempo persistiu o nome de Beija-Flor, com o qual o lugar se tornara conhecido.
No ano de 1919, através da Lei Estadual nº 1.364, de 14 de agosto desse ano, Bela Flor foi desmembrado de Palmas de Monte Alto, porém a real instalação do novo município só se deu em 01 de janeiro de 1920, quando Balbino Gabriel de Araújo Cajaíba tomou posse como o primeiro intendente. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 4 distritos: Guanambi, Ceraíma, Morrinhos e Mutans. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.
Sua economia é baseada fortemente na agricultura de média e grande produção, além da agricultura familiar que vem tendo muito apoio para sua manutenção e desenvolvimento. Guanambi é o nódulo dominante de aproximadamente 22 municípios daquela microrregião. Todos os dias, milhares de pessoas deslocam ao município, em busca de diversos serviços administrativos, pelo forte comércio e para estudar em suas diversas faculdades.
Atualmente, conhecida como Terra dos Ventos, Guanambi é polo da energia eólica na Bahia, se tornando este setor um forte componente econômico de geração de empregos e renda agregada.
Todos os anos quando registramos o aniversário de minha terra querida renovo meu amor pelo nosso povo e a retribuição desse amor é o trabalho que seguimos executando incansavelmente em favor dos guanambienses.
E assim temos trabalhado por novos serviços e obras importantes. Recentemente estivemos acompanhando o vereador de Guanambi, Fabrício Lopes, numa audiência com o diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa, para entender o processo de funcionamento legal das linhas de ônibus intermunicipais que fazem linha em Guanambi, bem como para buscar melhorias no serviço prestado.
Preocupada com o término da FIOL, o nosso mandato se reuniu com uma comitiva da China, comandada pelo Embaixador da República Chinesa no Brasil, Sr. Li Jinzhang, e pela Embaixatriz Sra. Huang Minhui, além do vice-governador do Estado, João Leão, para tratar dos próximos passos nas obras da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto - antiga Fiol. Os chineses interessados em financiar empreendimentos no Brasil, e que inclusive já participam do rol de investidores da Bahia Mineração (Bamim), fizeram uma viagem ao longo do traçado da ferrovia, após o convite do governador Rui Costa para participar da licitação das obras da ferrovia e do Porto Sul.
Outro pleito não menos importante e que tem obtido nossa prioridade, é a implantação de voos comerciais regulares no aeroporto de Guanambi. Estivemos em audiência, com a presença do prefeito Jairo Magalhães, com o diretor-presidente da Agência Nacional da Aviação Civil, José Botelho, para reiterar essa solicitação.
Felizes estamos com a autorização de implantação da Ronda Maria da Penha e com a aquisição de uma base móvel para a prevenção e combate à violência contra a mulher e à criminalidade no município. Essas solicitações formuladas pelo nosso mandato, reiteradas todos os anos, vem ao encontro das demandas da população que clama pela redução da violência.
Na área da saúde, Guanambi tem se tornado referência no Estado. O Hospital Regional que vem atendendo toda a região tem desempenhado papel preponderante na melhoria da prestação do serviço nesse setor. São leitos de UTI e Semi-UTI que vem salvando muitas vidas. A implantação da Policlínica irá reduzir o envio de pacientes para os grandes centros. Dessa forma, exames de média e alta complexidade, que somente eram realizados nos grandes centros, congestionando o atendimento, poderão ser realizados em Guanambi, reduzindo as despesas e os transtornos causados por longas e desgastantes viagens.
Dessa forma, ao registrar mais um aniversário de minha terra, reafirmo a minha disposição em continuar lutando em favor desse povo que amo e protejo em todas as minhas lutas públicas envidadas com o único propósito de melhorar a condição de vida daqueles que ainda residem em áreas de riscos sociais e que precisam do nosso auxílio.
Por fim, agradeço a parceira com o Prefeito Jairo Magalhães e com o ex-prefeito Charles Fernandes, que tem dado muito bons resultados. Salientamos o nosso desejo de vida longa ao nosso trabalho em conjunto, pois os frutos são diretamente revertidos para os guanambienses.
Dê-se ciência desta Moção ao Prefeito Jairo Magalhães, ao ex-prefeito Charles Fernandes, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 11 de agosto de 2017
Deputada Ivana Bastos