Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOC/20.843/2017

Moção de congratulações para com o Município de CARINHANHA pela passagem de sua emancipação política, ocorrida em 17 de agosto de 1909.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

 A deputada que esta subscreve vem, após deliberação da Mesa Diretora desta Casa Legislava, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de CARINHANHA pela passagem de sua emancipação política, ocorrida em 17 de agosto de 1909, por força do Decreto Lei nº 762, desmembrando-se do município de Barra do Rio Grande.

 
 
Município fundando a partir da Capitania Hereditária dos Guedes de Brito, rivais da dinastia da Casa da Torre, dos Garcia d'Ávila. Os Guedes de Brito, conhecido por dinastia da Casa da Ponte, tornaram-se tão poderosos quanto os Garcia D'Ávila, quando resolveram repartir entre si a ocupação das terras do Sertão do São Francisco, considerando-se como os legítimos herdeiros dos despojos de uma guerra tida como justa. Neste cenário, a guerra travada no Vale do São Francisco contra os nativos teria sido uma guerra contra pagãos, considerados bichos. 
 
Em 1709, foi fundada a vila de San Joze de Carunhenha, onde foi montado o seu quartel general. Em 17 de novembro, Manoel Nunes Viana seguiu para a Capitania de São Vicente, onde lutou na Guerra dos Emboabas, retornando em 1712, seguindo a rota do ouro pelo Rio das Velhas, afluente do São Francisco. Finalmente, a Sesmaria de São José de Carinhanha foi doada ao sesmeiro Athanásio de Siqueira Brandão.  
 
Segundo o livro Tombo do Arcebispado de Pernambuco, a Freguesia de São José de Carinhanha foi instalada por Portaria de 06.08.1806, quando pertencia à Diocese de Pernambuco, pelo Bispo Azeredo Coutinho. 
 
Por Decreto da Sagrada Congregação Consistorial de 25.05.1854, mandado executar pelo Delegado Apostólico Martins Marini, a 01/05/1855, foi esta Freguesia desmembrada da Diocese de Pernambuco e incorporada à da Bahia. 
 
Outras informações dão conta de que foi desmembrada de Paracatu, Minas Gerais, em 06/08/1806. Colonizada pelo Bispo Azevedo Coutinho em 1804, sendo o primeiro Vigário o Pe. Pedro Machado da Cruz Pereira. Em 1913, Carinhanha passou à categoria de Freguesia de São José de Carinhanha, pertencente à Comarca do Rio São Francisco, e foi elevada à categoria de vila em 20 de abril de 1832, sendo inaugurada em 1834. 
 
O Município de Carinhanha, no Estado da Bahia, pertence à Região Econômica do Médio São Francisco, e encontra-se localizada à margem esquerda do rio São Francisco na divisa com o Estado de Minas Gerais. 
 
Sua economia é basicamente formada pela agricultura de média produção, tendo como principais culturas o milho, o algodão e o feijão e a produção de gado leiteiro e de corte. O comércio de bens e serviços é forte e atende aos municípios vizinhos. Carinhanha possui ainda fortes relações sociais e econômicas com as cidades de Guanambi (distante 111 km) e Bom Jesus da Lapa (distante 141 km) que funcionam como centro de negócios na Região Econômica de Serra Geral e do Médio São Francisco, respectivamente. 
 
No município temos trabalhado com o grupo do ex-prefeito Paulo da Yonara a quem temos admiração pelo trabalho realizado em sua gestão e pelo que virá, pois o trabalho não pára. Recentemente, recebemos em nosso gabinete o vereador Renaldo do Frota, momento em que reforçamos diversos pedidos do nosso mandato em prol da população local. Entre as reivindicações estão a concessão de energia para os sistemas de abastecimento de água das comunidades ribeirinhas do Angico e Barra do Parateca e do poço artesiano na Vargem Alegre próximo a Micaela. 
 
Estamos sempre atentos às demandas desse importante município, reforçando a disposição em continuar representando o município nesta Casa Legislativa, incorporando os pleitos e anseios dessa população que tanto admiramos. 
 
Dê-se ciência desta Moção ao ex-prefeito Paulo da Yonara, à Câmara de Vereadores, especialmente o vereador Renaldo do Frota, e aos meios de comunicação locais. 
 
 
 
Sala das Sessões, 16 de agosto de 2017
 
 
Deputada Ivana Bastos
 
Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital