A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa Legislativa, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de BOM JESUS DA LAPA por mais um aniversário de elevação à condição de cidade, pela lei estadual nº 1682, de 31 de agosto de 1923.
O desbravamento do território iniciou-se no final do século XVII, pelas bandeiras organizadas pelo mestre de Campo Antônio Guedes de Brito, proprietário da sesmaria da Casa da Ponte. Penetrando no sertão baiano, os bandeirantes instalaram muitas fazendas de gado, entre elas a fazenda "Morro" que originou o povoado Bom Jesus.
O povoado Bom Jesus foi elevado à categoria de município com a denominação de Bom Jesus da Lapa, pelo ato de 18/08/1890 ou pelo ato de 18/09//1890, desmembrado de Urubu, com sede na vila de Bom Jesus da Lapa, instalada em 07/01/1891. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Elevado à condição de cidade com a denominação de Bom Jesus da Lapa. Em divisão territorial datada de 2005, o município é então constituído de 2 distritos: Bom Jesus da Lapa e Favelândia.
A atividade econômica local se pauta na agricultura, na pesca artesanal, na pecuária leiteira e de corte, no comércio de bens e serviços. Destacamos a produção de banana no perímetro irrigado de Formoso que é a maior do Nordeste, com mais de 170 mil toneladas por ano. Cresce também naquele perímetro irrigado a produção de citrus. As culturas de tangerina e limão vêm crescendo anualmente, o que vem animando os irrigantes a investirem mais nesse setor.
Outro setor de vital importância para a economia local é o turismo religioso. Consolidada com a terceira maior romaria do país, atrás de Aparecida e Juazeiro do Norte, Bom Jesus da Lapa vem ampliando o número de visitantes ano a ano, registrando, em 2016, a visita de mais de 2,5 milhões de romeiros, entre os meses de maio até o final de setembro. Esse evento religioso, realizado há mais de 320 anos no município de Bom Jesus da Lapa, movimenta a economia do município anualmente.
O prefeito Eures Ribeiro vem implantando novas formas de administrar a romaria, valorizando os comerciantes locais e ordenando os que vem de outros municípios e até de outros Estados, atendendo um velho pleito da população e dos empresários locais que solicitavam um maior controle desses comerciantes, para valorizar a mão de obra local.
Aliás o prefeito Eures Ribeiro, orgulho dos lapenses e nosso partido, vem fazendo um segundo governo de desenvolvimento e manutenção do que foi feito em sua primeira gestão. A Lapa vem sendo muito bem tratada por esse prefeito trabalhador incansável que faz uma gestão austera, voltada prioritariamente aos mais pobes e àqueles que residem em áreas de grande risco social.
Assim, o nosso mandato parlamentar parceiro do prefeito Eures, atual Presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), municipalista convicto, vem reafirmar a disposição em incorporar quaisquer demandas dos lapenses e desse profícua administração local.
Dê-se ciência desta moção ao prefeito Eures Ribeiro, à Câmara de Vereadores, a Comissão Provisória do PSD e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 30 de agosto de 2017
Deputada Ivana Bastos