MOÇÃO Nº 23.729/2020
A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento interno, manifestar, após deliberação da Mesa Diretora, CONGRATULAÇÕES para com o município de NOVO HORIZONTE pelos seus 31 anos de emancipação política, obtida no dia 13 de junho de 1989, por meio da Lei Estadual nº 5020/1989.
Novo Horizonte originou-se de um pequeno povoado denominado Marcelino. Seus moradores sempre viveram da extração de suas riquezas minerais, especialmente do ouro, primeiro minério que foi ali explorado. Formou-se então, uma povoação, atraindo moradores em busca de riquezas.
O Senhor José Firmino de Souza, vulgo José Salão, foi o primeiro a construir uma casa, e no ano de 1949 organizou a primeira feira livre. Segundo relatos, o Sr. José Salão chegava a comprar o restante das mercadorias dos feirantes, para que estes não desanimassem e, assim, voltassem na próxima feira. Percebendo que o povoado a cada dia prosperava, os mercadores resolveram mudar o nome do povoado para Novo Horizonte, afirmando que este nome daria novos horizontes para as futuras gerações.
Economicamente Novo Horizonte finca suas bases na agricultura familiar, no comércio de bens e serviços e no grande potencial mineralógico ali existente, a destacar o cristal de rocha, barita, quartzo rutilado, ferro e ouro. A cidade atrai garimpeiros de terras longínquas, que vêm em busca dessas riquezas.
No município, celebramos uma forte parceira com o prefeito Djalma Anjos que, junto com sua capacitada equipe, vem realizando um excelente trabalho em favor daquele povo valoroso e hospitaleiro, principalmente os que ainda vivem em risco social elevado. Assim, registramos mais um aniversário de Novo Horizonte, reafirmando sempre o nosso compromisso de luta intensa em favor dos novo-horizontinos.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 12 de junho de 2020.
IVANA BASTOS
Deputada Estadual – PSD