MOÇÃO N º 23.842/2020
A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de IBIASSUCÊ (BA) pela sua emancipação política e administrativa, obtida por meio da Lei Estadual nº 1.724, publicada no dia 18 de julho de 1962, desmembrando-se suas terras do município de Caculé.
São 58 anos de luta de um povo trabalhador e aguerrido que busca o desenvolvimento de seu município para que os que ali residem e trabalham possam criar suas famílias dignamente. Guardado e protegido por São Sebastião, o padroeiro da cidade, Ibiassucê é adorado pelo seu povo que não troca o seu lugar por nenhum outro.
O município foi criado a partir da fazenda Lagoa do Cisco, de propriedade de Anselmo Cruz Prates, Sebastião Figueiredo Cardo e das famílias Lima, proprietária da Casa Grande - primeira edificação do sítio onde se celebrava as missas inicialmente-, e Gonçalves de Aguiar.
Logo surgiram as primeiras casas e edificou-se a capela de São Sebastião, formando o povoado São Sebastião do Cisco, situada à margem do Rio das Antas ou Jacaré e da Lagoa do Tamboril em fins do século XIX.
Inicialmente, pertenceu ao município de Caetité e depois, com a emancipação política de Caculé, passou a se integrar àquele município, adquirindo a condição de distrito. A denominação do vilarejo foi alterada para São Sebastião em 1920, para São Sebastião do Caetité em 1933 e voltando a São Sebastião em 1938, para finalmente ser nomeado Ibiassucê, topônimo definido pelo Decreto Estadual nº 141, de 1943.
Município, cuja economia se baseia na agricultura familiar e de média produção, bem como no comércio de bens e serviços. Na indústria, se constitui num dos mais importantes polos ceramistas daquela região, fazendo com que gere postos de trabalho e renda, mantendo a população ali residindo e produzindo, sem a necessidade de sair para outros estados.
Politicamente temos uma sólida parceria no município com o líder político Marquinhos e com os vereadores Tadeu e Nilton, homens públicos que juntamente com o forte grupo político a que pertencem fazem um belo trabalho de defesa e busca pelo atendimento às demandas dos ibiassuceenses.
O nosso mandato, que com muito orgulho e responsabilidade, representa o município nesta Casa, reafirma a disponibilidade e disposição de continuar mediando novas obras e serviços capazes de melhorar a qualidade de vida da população local, principalmente os que ainda residem em áreas de risco social.
Dê-se ciência desta Moção ao líder político Marquinhos, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 18 de julho de 2020.
IVANA BASTOS
Deputada Estadual – PSD